quarta-feira, 14 de março de 2007


DEFICIENTE VISUAL
Era uma segunda-feira corrida, estava indo para um curso, quando ao atravessar uma avenida vi um Deficiente visual.
Ofereci minha ajuda a ele, que recusou. Então atravessei fui para o ponto de ônibus esperar.
No ponto aguardando e ao celular falando com uma Amiga, senti quando alguém me tocou e me pediu a atenção.
Olhando, era o Cego, fiquei impressionado... Ele me disse: "Desculpe, por não ter aceito sua ajuda, mas tenho que aprender a andar com meus sentidos."- Eu agradeci a gentileza.
Pegamos o ônibus e sentei ao lado do Cego que foi me contando muitas coisas lindas que ele tinha vivido, sem nunca ter visto o dia. Sem nunca ter visto a face da mãe dele ou de sua família.
Mas existia um cântico de Louvor a Deus, por ele ter a chance de apenas conhecer o mundo. Ele é advogado e já atuou em várias causas.
Chegando no Metrô ele então me solicitou ajuda e preso ao meu braço, foi me contando tudo sobre sua vida.
Num ponto de suas palavras e tudo que ele tinha me contado, fiquei pensativo e meus pensamentos se perderam nas seguintes palavras, era como seu estivesse falando comigo mesmo.
"O mundo de um cego não é o meu mundo, pois ele não vê as coisas que vejo. Ele não tem a consciência do que é uma paisagem, do que é a água, ele apenas sente.
Mas diante de tantas confissões do Cego, poderia dizer que ele talvez veja o que uma pessoa normal não veja. Ele tem uma visão mais ampla da vida, tanto que se desenvolve mais rápido em inteligência do que nós "normais".
E comecei a pensar que tudo que vemos e sentimos é ilusório, mas que o Deficiente visual ele realmente vê, através do tato, com realidade e sentido.
Ele tem sentimentos, ele sabe o caminho, ele diz que todas pessoas são lindas e ainda sabe se defender.
Mesmo Cego, ele não tropeça, ele não corrompe, ele não mata, ele somente fala em Amor e Progresso!"
E quando assim, pensava o deficiente virou-se para mim, olhando nos meus olhos e disse: "O que Vc estava pensando?" - Eu mantive-me calado e assim, chegou o meu ponto.
Despedi-me dele e desejei muitas felicidades. Com sábias palavras ele falou bem alto num Metrô cheio: - "Seja Feliz meu Jovem e não ande nunca com os olhos dos outros, diante de tantas maldades, seja Cego" - Eu Chorei de Emoção. Porque aquele homem em alguns minutos me ensinou muitas coisas que devido a problemas tão pequenos, estava eu fazendo uma tempestade num copo d'água!!!
E tb aprendi, que ser cego para as corrupções e maldades, é muito importante, mas lutar como cego para mudar tudo isso é muito mais importante Ainda!!!

Ismael.

Nenhum comentário: